quinta-feira, 23 de Maio de 2013

Tempo de viajar


Tempo de viajar

O Verão está a chegar a toda a Europa e está a chegar a altura em que há mais viagens pela Europa, se optar por viajar até ao final de Junho, ainda se apanha a Primavera que na minha opinião é a altura do ano ideal para se viajar, o tempo não está demasiado quente em alguns países, tornando os passeios pela cidade mais agradáveis e menos sufocantes.

Isto se a opção for viajar para conhecer cidades e países, se no entanto a opção for o turismo de Sol e Praia, nesse caso a melhor opção é o final do mês de Junho e todo o mês de Julho, com boas temperaturas e as águas do oceano com a temperatura agradável para se estar de molho.

Quem optar por viajar pela Europa, deve começar a tratar de tudo agora, pois na época alta europeia que são os meses de Verão, em muitos países é quase impossível reservar um quarto, estando tudo cheio de turistas.

Façamos então uma lista do que se deve começar a tratar:

Primeiro, tratar dos vistos para os países que os pedem, e não esquecer que a Europa tem dois espaços de circulação, um dos quais é o espaço Schengen, em que entrando numa das fronteiras se pode circular livremente em todo os países que estejam dentro deste espaço. Fora deste espaço alguns países requerem visto a não residentes na Europa, por isso é da maior conveniência tratar com bastante antecedência destes pormenores burocráticos.

Segundo, após ter a parte burocrática toda tratada, que tal delinear os percursos e rotas do que quer visitar. Esta fase da preparação por vezes é tão emocionante como a própria viagem, planeie, mas deixe algum espaço para o improviso. Em todas as viagens há surpresas muito agradáveis que por vezes nos levam a alterar os planos iniciais. E sabemos como as surpresas quando são agradáveis podem nos influenciar e muito.

Aproveitando de estar a falar de surpresas, em contrapartida, podem existir algumas surpresas desagradáveis, e para essas a prevenção é outra e na forma de um seguro de viagem internacional que possa cobrir todo o tipo de imprevistos, desde a simples perda de bagagem, passando pela perda ou roubo de documentos até aos problemas relacionados com doenças.

Mas continuando com o planeamento, de acordo com o que vai visitar, não se esqueça de outra coisa muito importante. Na sua bagagem deve sempre levar um agasalho mais forte, para os dias em que mesmo sendo Verão, pode estar frio ou condições desagradáveis e se tiver algum problema de saúde, deve andar com uma explicação desse problema, escrito num idioma internacionalmente reconhecido, como por exemplo o inglês, de modo a estar mais seguro se acontecer alguma coisa.

Relembrando então o que precisa, Vistos, Reservas, Seguros e especialmente Boa disposição.

Sem comentários: