quinta-feira, 23 de maio de 2013

Tempo de viajar


Tempo de viajar

O Verão está a chegar a toda a Europa e está a chegar a altura em que há mais viagens pela Europa, se optar por viajar até ao final de Junho, ainda se apanha a Primavera que na minha opinião é a altura do ano ideal para se viajar, o tempo não está demasiado quente em alguns países, tornando os passeios pela cidade mais agradáveis e menos sufocantes.

Isto se a opção for viajar para conhecer cidades e países, se no entanto a opção for o turismo de Sol e Praia, nesse caso a melhor opção é o final do mês de Junho e todo o mês de Julho, com boas temperaturas e as águas do oceano com a temperatura agradável para se estar de molho.

Quem optar por viajar pela Europa, deve começar a tratar de tudo agora, pois na época alta europeia que são os meses de Verão, em muitos países é quase impossível reservar um quarto, estando tudo cheio de turistas.

Façamos então uma lista do que se deve começar a tratar:

Primeiro, tratar dos vistos para os países que os pedem, e não esquecer que a Europa tem dois espaços de circulação, um dos quais é o espaço Schengen, em que entrando numa das fronteiras se pode circular livremente em todo os países que estejam dentro deste espaço. Fora deste espaço alguns países requerem visto a não residentes na Europa, por isso é da maior conveniência tratar com bastante antecedência destes pormenores burocráticos.

Segundo, após ter a parte burocrática toda tratada, que tal delinear os percursos e rotas do que quer visitar. Esta fase da preparação por vezes é tão emocionante como a própria viagem, planeie, mas deixe algum espaço para o improviso. Em todas as viagens há surpresas muito agradáveis que por vezes nos levam a alterar os planos iniciais. E sabemos como as surpresas quando são agradáveis podem nos influenciar e muito.

Aproveitando de estar a falar de surpresas, em contrapartida, podem existir algumas surpresas desagradáveis, e para essas a prevenção é outra e na forma de um seguro de viagem internacional que possa cobrir todo o tipo de imprevistos, desde a simples perda de bagagem, passando pela perda ou roubo de documentos até aos problemas relacionados com doenças.

Mas continuando com o planeamento, de acordo com o que vai visitar, não se esqueça de outra coisa muito importante. Na sua bagagem deve sempre levar um agasalho mais forte, para os dias em que mesmo sendo Verão, pode estar frio ou condições desagradáveis e se tiver algum problema de saúde, deve andar com uma explicação desse problema, escrito num idioma internacionalmente reconhecido, como por exemplo o inglês, de modo a estar mais seguro se acontecer alguma coisa.

Relembrando então o que precisa, Vistos, Reservas, Seguros e especialmente Boa disposição.

Viagens


O que é importante quando se viaja?

Na organização de uma viagem, seja de trabalho ou de lazer, você deve ter um planeamento do tudo, de modo a que todos os imprevistos estejam cobertos.

Normalmente quando ai viajar, o que faz? Para além de tratar dos vistos quando é necessário, e de comprar as viagens, você marca o hotel, informa-se sobre o destino e parte para o aeroporto.

Olhe bem para a lista acima, tem a certeza de que tratou de tudo mesmo para que a sua viagem seja feita com segurança e sem sobressaltos? Ou pensa que estará faltando alguma coisa…

Pois bem o que falta na lista que elaborou, é um seguro de viagem internacional e vou passar a explicar o porquê dessa falha, e as razões porque deve fazer um seguro deste tipo quando viaja para o exterior.

Quando uma pessoa viaja em laser, em turismo para visitar outro país, geralmente pensa apenas em tudo o que vai encontrar de bom, monumentos e cidades para visitar, boa gastronomia, museus ou paisagens deslumbrantes. Mas imprevistos acontecem e nessas alturas convém estar protegido contra o que possa acontecer.

Entre os imprevistos que um seguro de viagem internacional cobre, está um que é muito comum, e que pode deixar qualquer um à beira de um ataque de nervos, e que é a perda da bagagem. Consegue imaginar o estresse que é chegar a uma cidade distante, apenas com a roupa que tem no corpo, após horas de viagem?

Mas há outros imprevistos e acasos que podem ocorrer no destino, como a possibilidade de ter uma doença súbita, que lhe vais estragar completamente uma parte das suas férias. Ora estando protegido com este tipo de seguro, há pelo menos uma coisa que não vai ficar estragada, que é a sua carteira ou conta bancária, pois muitas despesas são cobertas por um seguro de viagem.

Viajando em trabalho, as preocupações são as mesmas ou maiores, pois neste caso pode transportar alguns bens associados à sua atividade profissional e que sejam absolutamente necessários, como um computador laptop que vai precisar para fazer as suas apresentações.

Se perde um aparelho destes, pode ver a sua viagem de trabalho comprometida, e ter de adquirir outro computador, não se esqueça de colocar os seus apetrechos de trabalho na lista dos bens a serem seguros em viagem. Ah, e muito importante, se levar consigo uma apresentação, não se esqueça de levar uma cópia de reserva numa pen ou num disco separado. É que por muito bom que seja o seguro de viagem, ele não vai conseguir recuperar o trabalho que tinha armazenado no seu laptop!